Relógio Automático: Entenda o que é e como funciona

Relógio Automático sempre foi tema de dúvidas e discussões desde que foram lançados ,apesar de serem relativamente antigos.

Quase sempre as dúvidas surgem quando os clientes percebem a diferença de valores que existe entre os Relógios “normais” (comumente movidos à Quartz) e os Relógios Automáticos, visto que eles sempre precisam de um investimento um pouco para se ter um.

Antes de mais nada, preciso deixar claro que comparar um Relógio automático com um Relógio quartz nem sempre é a melhor saída para lhe ajudar numa decisão de compra, ok?

Afinal, são propostas diferentes e ambas as opções tem seus benefícios.

Poljot Blue Angels 3133

Relógio Automático: Como funciona?

Sobre o funcionamento de um Relógio Automático, gosto de fazer uma analogia entre a geração de energia elétrica através de fontes eólicas ou hidroelétricas, onde basicamente os movimentos da água ou do vento (movimentos naturais) são convertidos em energia elétrica através das turbinas.

Aplicando o conceito acima num Relógio Automático, temos um resultado semelhante, onde toda a energia acumulada será utilizada para MOVER OS PONTEIROS! 

Com o movimento constante e preciso dos ponteiros, teremos o benefício da verificação das horas, como resultado final. Neste caso, a “propulsão” ou a forma de geração dessa energia é o próprio movimento do corpo, do braço, seja caminhando ou executando as atividades diárias.

Comparativo Orient 46943 x ETA 2824-2

ETA 2824-2

Se pararmos para pensar, a fonte de energia de um Relógio Automático é praticamente infindável, visto que não existem muitos custos envolvidos para a geração de um movimento de nosso corpo.

Normalmente os Relógios Automáticos utilizam muitas peças em seu maquinário (chamado também de calibre, máquina, coração, movimento, maquinismo, propulsor).

Facilmente atingem as 180 peças, podendo chegar a mais de 730 em alguns modelos.

São peças minúsculas, geralmente fruto de muito investimento em engenharia mecânica, processos produtivos eficientes e design também.

São Relógios considerados precisos, mas precisam de cuidados especiais, que serão abordados em um outro momento.


Loja Virtual – na Loja Virtual da Thauro Relógios temos uma seleção especial de Relógios Automáticos, clique aqui para ver agora.


Geralmente podemos identificar um Relógio Automático até mesmo sem precisar abri-lo.

Em muitos modelos, basta olhar o fundo, que geralmente é transparente, mostrando todo o maquinário, ou verificando-se a forma que o ponteiro de segundos se movimenta.

Normalmente os segundos de um Relógio Automático percorre todo o mostrador de forma contínua, sem paradas, arranques, o que é mais característico de Relógios movidos à Quartz.

Leia também: Enfim o que é o Relógio Quartz?

Uma dica que podemos adiantar é a utilização de um WatchWinder, que é um mecanismo que garante que o Relógio Automático sempre fique em movimento, nunca necessitando de ajustes, caso a corda acabe, devido a não utilização constante do Relógio.

Leia também: WatchWinders – Movimentadores para Relógios Automáticos

Finalizando, creio que agora fica mais claro o motivo dos valores elevados dos Relógios Automáticos.  É um investimento que vale muito a pena, sem falar na grande durabilidade que um mecanismo desses oferece ao seu proprietário.

Leia também: Como Colecionar Relógios?

Falando em valores, dos modelos nacionais mais acessíveis, variam de R$689,00 a R$1.499,00. A marca líder no segmento no Brasil é a Orient , que desenvolve os modelos mais buscados e confiáveis nacionais, normalmente dotadas do calibre (máquina) 469.

Após a Orient, quem vem crescendo muito no mercado de Relógios automáticos é a Technos (veja estes dois modelos). A Technos já foi muito mais envolvida na construção de Relógios automáticos no passado e agora eles voltaram com tudo.

A Technos utiliza um calibre que é vendido e fabricado pela Citizen, desenvolvido no Japão, o famoso Calibre Miyota 8205  na maioria de seus Relógios automáticos.

Relógio Seiko Automático

Caso você já se sinta preparado para entrar no mercado de Relógios automáticos mais precisos e bem construídos, aí nossa indicação já muda totalmente! Atualmente, a marca de entrada que é a “queridinha” dos colecionadores é a SEIKO! Um Relógio SEIKO já pode ser considerado uma peça de peso em qualquer coleção, principalmente se for um Seiko Prospex, da linha oficial de mergulho da marca.

A marca SEIKO é uma das poucas marcas de entrada que conseguem ser muito admiradas pelos colecionadores, além de produzir seus Relógios num modelo manufatureiro, onde todos os processos da produção são de responsabilidade da fábrica, sem terceirizações, o que aumenta e muita a qualidade final do processo de fabricação e montagem dos Relógios.

WacthWinders 8 Relógios

Antes de comprar um Relógio Automático

Tenha em mente que um Relógio automático não é lá o Relógio mais prático para quem tem uma manhã corrida antes de sair de casa, seja para trabalhar ou para algum evento.

Caso você fique mais de 2 dias sem usar o Relógio, certamente precisá ajustá-lo antes de colocá-lo no pulso.

Os Relógios movidos á Quartzo vieram para trazer mais praticidade á seus usuários, mas os Relógios Automáticos preservam a essência da construção e princípios mecânicos da relojoaria.

Faça sua escolha! Boa sorte!

Espero que tenham gostado! Comprar Relógios Automáticos : >> Clique aqui <<

Abraços,

Thallys Rodrigues


Caso tenham dúvidas, sugestões e possíveis correções encaminhe um e-mail para nosso time: contato@thauro.com.br ,  que teremos o maior prazer em interagir e trocar informações!


Caso queira um Relógio exclusivo, diretamente de fábrica, entre em nosso Site www.thauro.com.br e escolha o  modelo que tenha o seu estilo!


Conheça um Relógio Automático raro lançado pela Seiko em 2018: Seiko Dawn Grey Series

Comente via Facebook