Os Seiko Turtle são atualmente uma das linhas mais populares de Diver Watches (relógios de mergulho) da empresa. E é fácil entender por que.

A Herança

A história do Seiko Turtle se iniciou em 1976, com o lançamento do modelo 6306-7000 específico para o mercado doméstico japonês.

Na imagem: um Seiko 6306-7001 de 1979

Na imagem: um Seiko 6306-7001 de 1979

O formato diferenciado de sua caixa cushion (com laterais elípticas e extremidades com curvas pronunciadas) logo lhe rendeu o apelido de “Turtle”, devido à semelhança com o casco do animal visto por cima. Essa linha de entrada e suas variações foi muito popular durante o final dos anos 70, toda a década de 80 e início da década de 90, quando a Seiko lançou a conhecida série SKX.

O Renascimento

Após alguns anos focando na família SKX e em outros modelos não-automáticos, a empresa relançou uma reedição do icônico design em 2016, agora como parte da linha Prospex de relógios tecnicamente avançados, porém com valores iniciais bastante acessíveis. O primeiro novo Turtle foi o SRP777, sendo visualmente quase idêntico ao antigo 6309.

Na imagem: Seiko 6309 vs SRP777

Na imagem: Seiko 6309 vs SRP777

As semelhanças porém param por aí. Os novos Turtle vêm equipados com o calibre 4R36, que oferecem os recursos de hack, corda pela coroa e uma maior reserva de marcha. A pulseira de borracha foi substituída por uma de silicone com passador em aço escovado, muito mais confortável que a original. A estanqueidade subiu de 150m para 200m.

O SRP777 foi apenas o primeiro de uma miríade de variações do Turtle. Entre modelos de série, séries especiais e edições limitadas, a linha já conta com mais de 16 exemplares com pulseiras, bézeis, mostradores e cristais diferenciados. Algumas destas edições limitadas (como os Turtle Zimbie e Ninja) já não são mais produzidas e se tornaram bastante cobiçadas pelos colecionadores.

Na imagem: Seiko Turtle

Na imagem: Seiko Turtle “Ninja” Black Series, edição limitada e já descontinuada.

Como a maioria dos Divers da Seiko (especialmente os da linha Prospex), qualquer modelo da linha Turtle segue a norma técnica ISO 6245 para relógios de mergulho profissionais, tornando-os verdadeiros “tool watches”.

A Evolução: King Turtle

“Em time que está ganhando não se mexe”, correto? Bem, para a Seiko não é exatamente assim. Apesar de já ser a linha de Divers mais vendida e popular da empresa, em meados de 2020 eles resolveram lançar uma versão especial: o King Turtle! Estes modelos são praticamente idênticos aos originais, mantendo o formato e material das caixas, as pulseiras e o movimento inalterados. Mas como dizem por aí, o segredo está nos detalhes.

A começar pelo Bezel, que agora é de cerâmica. Além disso, os entalhes laterais que permitem girar o anel externo sem escorregar foram redesenhados, se tornando mais “agressivos”.

Na imagem: O novo entalhe do bezel dos King Turtle.

Na imagem: O novo entalhe do bezel dos King Turtle.

Além disso, o mostrador agora é decorado com um padrão quadriculado, conhecido como waffle.

Na imagem: O novo display dos King Turtle.

Na imagem: O novo display dos King Turtle.

Por fim temos duas novidades relacionadas ao cristal, uma muito bem vinda e outra polêmica. Agora ele é feito em safira (finalmente!) e acompanha uma lente de aumento – também conhecida como ciclope – para exibir o dia da semana e dia do mês. Este ciclope dividiu a comunidade de aficcionados. Muitos adoraram a ideia enquanto outros acharam um recurso totalmente desnecessário, uma vez que o mostrador original já seria legível o suficiente para visualizar as informações de data. Alguns compradores chegaram até a REMOVER a lente!

Mas nem tudo são flores. Estes upgrades do King em relação ao Turtle original têm um preço: eles são de 150 a 200 dólares mais caros que as outras variações.

Cuidado com as Falsificações!

Até pouco tempo atrás, somente fabricantes suíços da Alta Relojoaria sofriam com falsificações de seus produtos. Era comum vermos diversos modelos de Rolex, Panerai, Tag-Heuer et al anunciados como “réplicas de primeira linha” à venda tanto em lojas reais como virtuais. Porém, nem mais a Seiko tem escapado desta verdadeira “praga” com seus modelos mais populares. E o pior: esta verdadeira indústria criminosa está se tornando cada vez mais sofisticada, a ponto de ser preciso ter um olhar muito bem treinado para identificar as diferenças. Os Turtle – em se tratando dos Divers mais populares da marca – também não escaparam do problema. Existem falsificações muito grosseiras e outras muito bem feitas, inclusive usando movimentos da própria Seiko, já que o calibre 4R36 é vendido para terceiros pela divisão SII da Seiko Epson com o nome de NH36. O Ramon do SeikoPHD escreveu um artigo muito bem detalhado analisando algumas destas falsificações.

Mas em regra geral, para proteger tanto o seu hobby quanto o seu bolso, desconfie de anúncios com preços muito abaixo da tabela e procure fazer suas aquisições em lojas confiáveis. Nós da Thauro Relógios oferecemos uma extensa gama de modelos da linha Turtle com garantia de procedência.

Conclusão

O Seiko Turtle teve a difícil missão de substituir o SKX como um dos principais carros-chefe da linha de Relógios de Mergulho da empresa japonesa, e cumpriu sua missão com louvor. Trata-se de um tool watch de mergulho com excelente relação custo/benefício, design atemporal, modelos para todos os gostos e uma legião de fãs espalhada pelo planeta. Vida longa ao Turtle!

Comente via Facebook