A História do Relógio de PulsoAntes de qualquer coisa, precisamos entender que o Relógio de Pulso é apenas uma variação de vários tipos de RelógioA História do Relógio de Pulso pode lhe surpreender!

O Relógio é bem mais do que um artefato de situação no tempo ou um acessório de moda, visando “enfeitar” nosso pulso.

Como amante de Relógios, agora falando dos relógios de pulso, procurei entender exatamente onde surgiu esta magnífica ideia de usar o Relógio no pulso (algo tão prático e natural, isso nos dias de hoje).

E como nada nessa vida é perfeito, cheguei a uma conclusão: Não existe conclusão! Pasmem, é isso mesmo!

Não existe uma definição histórica de como surgiu o Relógio de pulso, mas sim DUAS HISTÓRIAS distintas, em épocas bem próximas, em lugares próximos, e certamente por pessoas bem parecidas conosco, com paixão por Relógios.

Versões

VERTENTE 1: Já existia o artefato Relógio, muito utilizado por pessoas da alta sociedade (a elite), mas lá por volta de 1814, quando a princesa de Nápoles, Carolina Murat (que devia ter muito bom gosto), irmã de Napoleão Bonaparte, solicita ao seu joalheiro e relojoeiro que confeccione um Relógio (até então de Bolso), mas com um diferencial: uma pulseira de Couro, que facilite sua fixação e exposição em seu pulso.

Este relojoeiro, simples relojoeiro, era apenas o Abraham Louis Breguet, ninguém menos que o fundado da Breguet, hoje uma das maiores relojoarias do planeta.

O objetivo deste Relógio de Pulso, claro, não era apenas realizar uma breve verificação das horas, mas também de “enfeitar o look”, e ter algo que fosse um diferencial. Estratégia que sempre foi utilizada pelas castas mais altas no velho mundo. Deu muito certo!

VERTENTE 2: Já nesta segunda tese histórica, o Relógio de Pulso foi inventado por Anthoni Patek e Jean Adrien Phillipe, fundadores da tão famosa e valiosa Patek-Phillipe, em 1868.

Nesta parte da história, não temos nenhuma vontade específica de algum personagem histórico, mas sim uma evolução natural de um artefato de bolso, para algo mais leve, de mais fácil verificação e adaptação no corpo, no caso, no pulso.

A Alta Relojoaria Patek-Phillipe, apesar de não ser a que tem o maior faturamento ($) atualmente, continua sendo a que tem maior valor agregado, por ser também precursora de complicações horológicas (comumente conhecidas por “funções”) como Calendário Perpétuo, Cronógrafo e Duplo Cronógrafo.

CONCLUSÃO: Mas e o nosso compatriota tupiniquim Santos Dumont, onde entra nessa história Calma! Estas são as duas fontes oficiais históricas sobre o surgimento deste nosso objeto de desejo!

Apesar de muitos acreditarem, Santos Dumont não foi o criador do Relógio de Pulso. Isso mesmo, não foi ele. A História do Relógio de Pulso pode nos enganar!

Apesar de ter sido um personagem que garantiu a popularização do uso de relógios de pulso, principalmente como instrumento de trabalho, que o auxiliava na navegação em Balões, historicamente temos registro que ele era amigo de Louis Cartier e solicitou um ajuste, em um de seus relógios de bolso, para que o mesmo pudesse ser verificado facilmente e constantemente em seu campo de visão.

Espero que tenham gostado destes fatos históricos que contribuíram muito para que hoje possamos usar estes lindos modelos em nossos pulsos!

Caso tenham dúvidas, sugestões e possíveis correções, encaminhem um e-mail para nosso time (contato@thauro.com.br), que teremos o maior prazer em interagir e trocar informações!

Caso queira um Relógio exclusivo, diretamente de fábrica, entre em nosso site www.thauro.com.br e escolha o que mais tem a ver com seu estilo de vida!

A História do Relógio de Pulso lhe deixou mais curioso ainda? Continue em nosso blog! 🙂

Comente via Facebook

3 comentários

Como Colecionar Relógios? | Blog Thauro Relógios · 05/01/2018 às 18:18

[…] Leia também: A História do Relógio de Pulso […]

Enfim, o que é o Relógio Quartz? | Blog Thauro Relógios · 06/01/2018 às 17:36

[…] Leia também: A História do Relógio de Pulso […]

WacthWinders – Movimentadores para Relógios Automáticos | Blog Thauro Relógios · 07/01/2018 às 00:17

[…] Leia também: A História do Relógio de Pulso […]

Os comentários estão fechados.