Um Relógio Quartz está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Por mais incrível que pareça, os Relógios Quartz representam mais de 95% de todos os Relógios que está disponíveis no mercado.

Relógio QuartzNa época, não imaginava o que isso significava, mas já tinha uma pequena desconfiança que o Relógio Quartz tinha alguma relação com a fabricação da máquina/movimento/propulsão do relógio.

Claro, os ponteiros não se moveriam por alguma “força do além”, então resolvi investigar mais um pouco sobre como isso tudo funcionava.

Antes de explicar como se dá o movimento do Relógio Quartz, precisamos ressaltar os principais tipos de máquinas de Relógios que são empregados em nossos “queridinhos” e depois focamos nos detalhes.

Quais os tipos de movimentos de Relógios?

Temos disponíveis no Mercado os seguintes tipos de movimento:

1 – Relógios Automáticos

Que através do próprio movimento do corpo, acumulam tensão em uma corda interna e transmitem essa tensão acumulada para os ponteiros.

Leia também: O que é um Relógio Automático?

2 – Relógios à Corda Manual

Que também acumulam tensão para posteriormente transmiti-las para os ponteiros, mas que precisamos girar a coroa para que seja dada a corda.

3 – Relógios Solares

Que transformam luz em energia fotovoltaica, sem necessidade de substituição de bateria

4 – Relógios Atômicos

São bem raros e especiais, com funções bem especificas. Dedicaremos uma matéria posterior somente para falar sobre eles.

5 – Relógios Quartz

Este tipo de Relógio pode ser encontrado tanto com ponteiros (horas, minutos e segundos) e também no formato Digital.

Leia também: Como Colecionar Relógios?

Relógio Quartz: Afinal,  como ele funciona?

Quatz, em inglês, significa QUARTZO, que é o nome de um Mineral (Cristal) encontrado em vários lugares no planeta.

Além de ser utilizado na fabricação de jóias e adornos para diversas finalidades visuais, pesquisadores descobriram também que este mineral poderia ser utilizado no balizamento de referência para o ajuste de frequência de um relógio, com uma precisão de acerto de quase 100%.

Para termos uma noção, um bom relógio suíço apresenta um atraso de 1 décimo de segundo por dia, enquanto os modelos de Relógio Quartz atrasam apenas 1 milésimo de segundo por dia.

Uma outra forma de identificar o Relógio Quartz é quando vemos uma bateria em seu mecanismo. Esta bateria, carregada eletricamente, é responsável por energizar o pequeno cristal e a partir daí o cristal passa a emitir frequências que garantirão a precisão do relógio no tempo.

Leia também: SEIKO PROSPEX, Os Relógios para mergulhos profissionais da SEIKO

Relógios Quartz: Suas vantagens

Outras vantagens que são percebidas em relação a este tipo de Relógio é a relação Custo X Benefício. O baixo custo deste mecanismo permite que os Relógios sejam vendidos a um preço final entre R$30,00 a R$1.000,00, variando de acordo com valor agregado da marca, funções e local de venda.

São relógios de fácil manutenção e baixa complexidade para reparos. São ótimos para o uso diários no trabalho, lazer etc.

No início da década de 70, mais de 90% dos Relojoeiros suíços e casas de alta relojoaria quebraram, devido ao baixo custo do Relógio Quartz, que começaram a ser negociados e desenvolvidos pelos japoneses para todo o mundo.


Loja Virtual – na Loja Virtual da Thauro Relógios temos uma seleção especial de Relógios Quartz, clique aqui para ver agora.


Espero que tenham gostado!

Caso tenham dúvidas, sugestões e possíveis correções, encaminhe um e-mail para nosso time: contato@thauro.com.br , que teremos o maior prazer em interagir e trocar informações!

Caso queira um Relógio exclusivo, diretamente de fábrica entre em nosso site www.thauro.com.br e escolha o modelo que tenha o seu estilo!

Comente via Facebook