Um Relógio de Mergulho é muito mais fácil de ser identificado do que você imagina. Basicamente existem 2 características que são comuns em praticamente todos os modelos. Mas cuidado, algumas funções poderão lhe confundir.

Primeiramente, Relógios de Mergulho são, provavelmente, os Relógios mais adorados no mundo da relojoaria. Muitos apreciam os Relógios Dive Watch devido sua beleza, seu design, sua robustez e sua funcionalidade.

Os Relógios para Mergulho possuem características especiais! Conhecendo-as, será fácil distinguir um Dive Watch de um outro Relógio comum.

Relógio de Mergulho: Principais Características

Norma ISO 6425

A norma ISO 6425 é que regulariza os Divers Watches. Essa norma apresenta inúmeras exigências e, para que o Relógio possa ser considerado de Mergulho, ele precisa atender todos esses requisitos. Dentre esses requisitos estão, por exemplo, ter boa visibilidade e ser resistente à água salgada.

É necessário que ele atenda ainda duas outras normas: a ISO 764 e a ISO 1413. As normas, ISO 764 e ISO 1413, atestam o antimagnetismo e a resistência a choques, respectivamente. Se o Relógio não atender que seja uma única exigência da ISO 6425, ele não é considerado um Relógio de Mergulho.

Mas como diferenciar um Relógio de Mergulho (Dive Watch) de um Relógio comum?
1 – Coroa Rosqueada

Uma característica essencial nos Relógios para Mergulhadores é a coroa rosqueada! A mesma garante maior proteção ao Relógio. Você pode utilizar seu Relógio de Mergulho sob a água tranquilamente (sempre respeitando o estipulado pela empresa).

Edox Sistema Master Lock

Edox Sistema Master Lock

Panerai Submersible Coroa

Panerai Submersible Coroa

Coroa Rosqueada Rolex

Coroa Rosqueada Rolex

A coroa de um Relógio de Mergulho possui uma mola que fica tensionada quando a coroa está fechada. Isso inibe a entrada de água, mas atenção, cuidado para não rosquear muito! Ao rosquear muito você poderá estragar a mola. A dica é sempre rosquear de maneira consciente. Não rosquear além do limite (pois poderá estragar) e nem rosquear pouco (pois poderá entrar água).

Existem ainda os Relógios de Mergulho que possuem uma trava na coroa. Como por exemplo, os Relógios Panerai Luminor/Hamilton Khaki Navy Frogman e por fim, o Relógio Edox HydroSub North Pole. Esse Edox, além de possuir uma coroa rosqueada, possui uma proteção que cobre a coroa, denominada de “Master Lock”.

A posição da coroa também pode alterar de Relógio de Mergulho para Relógio de Mergulho. Existem modelos que apresentam a coroa na posição das 4 horas (Seiko Tuna 1000 metros) e das 3 horas (Citizen Eco-Drive BJ2127-16E TZ30722Y). Existem também coroas localizadas às 9 horas (Tudor Pelagos LHD) e às 12 horas (Porsche Design P’6780), entre outras posições.

A coroa rosqueada foi patenteada há muito tempo atrás, por Paul Perregaux e Georges Perret, em 1925. Em 1926, o relojoeiro alemão Hans Wilsdorf, fundador da Rolex e da Tudor, comprou e aperfeiçoou essa patente. Aliada à uma caixa hermeticamente fechada (bastante semelhante a que foi patenteada, em 1903, por Francois Borgel) criou o Rolex Oyster! Um marco na história da Rolex e dos Relógios de pulso!

2 – Visibilidade Apurada

Vale ressaltar também que os Relógios de Mergulho (Dive Watch) necessitam de ter uma ótima visibilidade! Tanto na presença quanto na ausência de luz, ou seja, é imprescindível que um Relógio Dive Watch tenha uma boa luminescência (Lume).

Citizen Aqualand Promaster

Citizen Aqualand Promaster

Tudor Pelagos

Tudor Pelagos

Omega Semaster 300m

Omega Semaster 300m

Existem os mais variados estilos de lume, como por exemplo o do Relógio de Mergulho Citizen Aqualand Promaster JP2004-07E TZ10137P, que apresenta apenas uma cor. Existe o lume no bezel, como é o caso do Tudor Pelagos. Há também o lume de cores diferentes (ponteiro de horas com cor diferente do ponteiro de minutos), entre outros estilos de Lume. Por fim, o material utilizado no lume também varia de empresa e de modelo.

Leia também: SEIKO PROSPEX, Os Relógios para mergulhos profissionais da SEIKO

3 – Resistência a alta profundidade

É de conhecimento geral que há diferença na resistência à água entre os Relógios! Cada modelo possui uma finalidade. A resistência à água varia muito, indo de Relógios resistentes apenas a pequena exposição à água até Relógios que são resistentes a mais de 10 mil metros de profundidade (verdadeiras ferramentas).

Relógios Dive Watch, em sua maioria, possuem uma resistência à água maior em comparação aos outros modelos de Relógios .

Citizen Aqualand JP2004-07E TZ10137P

Citizen Aqualand JP2004-07E TZ10137P

Citizen Promaster BN2024-05E TZ30633N

Citizen Promaster BN2024-05E TZ30633N

Alguns Relógios para Mergulhadores apresentam também Válvula de Gás Hélio.

A mesma possui a função de liberar esse gás no momento de retorno a superfície (durante o mergulho saturado), evitando assim que seu relógio “exploda” devido a pressão interna.

Há variações do tipo de Válvula de Gás Hélio. Existem modelos que possuem válvula manual, como por exemplo o Omega Planet Ocean. Outros modelos possuem a Válvula de Gás Hélio automática.

O Rolex Sea-Dweller é um bom exemplo desse tipo de válvula.

Na Thauro Relógios, você encontra Relógios de Mergulho (Dive Watch) com as mais variadas resistências à água e com ou sem a presença da Válvula de Gás Hélio por um preço super justo!


Loja Virtual – na Loja Virtual da Thauro Relógios temos uma seleção especial de Relógios de Mergulho (Dive Watch), clique aqui para ver agora.


4 – Bezel Unidirecional (presente em relógios análogos)

Uma marca registrada nos Relógios de Mergulho (Dive Watch) é o bezel!

Além de tornar o Relógio Dive Watch único, ele é bastante útil. O bezel pode ser unidirecional (amplamente utilizado), bidirecional com trava (Omega PloProf, por exemplo), entre outros estilos.

Citizen Eco-Drive BJ2127-16E TZ30722Y

Citizen Eco-Drive BJ2127-16E TZ30722Y

Audemars Piguet Royal Oak Offshore Diver

Audemars Piguet Royal Oak Offshore Diver

Ele também pode ser interno ou externo.

O bezel sendo interno, o Relógio Dive Watch precisará de uma coroa dedicada a ele (em alguns casos), a mesma terá de ser rosqueada (na maioria dos modelos) e para manusear o bezel interno basta desrosquear a coroa.

O Longines Legend Diver e o Audemars Piguet Royal Oak Offshore Diver, são alguns exemplos.

O Relógio Ponto S Extreme, da Maurice Lacroix, já apresenta um outro estilo de coroa. Para manusear o bezel interno do Maurice Lacroix Ponto S é necessário que você pressione e gire a mesma, com isso, o bezel interno irá mover.

Existem ainda os Relógios com bezel interno que não necessitam dessa coroa dedicada, como por exemplo o IWC Aquatimer ou o Porsche Design P’6780.

O Oris ProDiver é um exemplo de Relógio Dive Watch que possui bezel externo e um sistema bastante inovador de segurança. Para girar o bezel externo do Oris ProDiver é necessário puxar para cima o bezel (para destravar) e após colocar na marca desejada, basta empurrá-lo para travar.

O bezel giratório de um Relógio de Mergulho auxilia o mergulhador saber o quanto ele ainda possui de oxigênio no cilindro.

Os Relógios para Mergulhadores possuem no bezel, em sua maioria, um PIP (ponto) luminoso às 12 horas, isso serve para que o mergulhador tenha referência mais precisa em ambientes de pouca luz.

Há diferença ainda nos cliques do bezel, pois alguns modelos possuem 60 cliques e outros 120 cliques. O bezel que apresenta 120 cliques é mais detalhado e suave, uma vez que ele apresenta 120 cliques em 60 minutos.

Já o bezel com 60 cliques não é tão minucioso igual ao de 120 cliques, mas ele é mais robusto.

5 – Pulseira de Borracha (opcional para maior segurança)

Por fim, é de grande valia a pulseira do Relógio de Mergulho (Dive Watch). Alguns Dive Watch possuem pulseira de borracha.

Essas são mais adequadas para o mergulho, pois uma vez que seu Relógio fique preso em algum objeto, será mais fácil cortar a pulseira.

Citizen JP1060-01X TZ10128Y

Citizen JP1060-01X TZ10128Y

Citizen JP1060-52Y TZ10128J

Citizen JP1060-52Y TZ10128J

Citizen Promaster Professional Diver

Citizen Promaster Professional Diver

Algumas pulseiras de borracha dos Relógios de Mergulho possuem pequenas “dobras” nela mesma que funcionam como um extensor, denominados de Accordion.

Outras já apresentam uma segunda parte que é necessário incluir na pulseira para aumentá-la.

Também é possível utilizar seu Dive Watch com a pulseira de metal, mas é necessário que ela possua um extensor.

Pois quando for realizar o mergulho, ao colocar a roupa apropriada, seu pulso aumentará de tamanho. Até mesmo durante o mergulho, seu pulso sofrerá pequenas oscilações de tamanho.

Leia também: Como Colecionar Relógios?
Outros pontos importantes

Além dos cinco pontos levantados, é necessário que o Relógio de Mergulho (Dive Watch) seja robusto, pois encarar o mar ou a grandeza de um oceano, não é para qualquer um!

Um dos focos da Thauro Relógios são os Relógios para MergulhadoresRelógios de Mergulho exclusivos, repletos de qualidade e funcionalidade você encontra aqui!

Ao comprar Relógios de Mergulho (Dive Watch) na Thauro Relógios, você garante segurança (todos Relógios são originais, com garantia e nota fiscal de fábrica) e o melhor pós-venda do Brasil!

Acesse nosso site e veja os Relógios Dive Watch que estão disponíveis!


Loja Virtual – na Loja Virtual da Thauro Relógios temos uma seleção especial de Relógios de Mergulho (Dive Watch), clique aqui para ver agora.


Espero que tenham gostado! Caso tenham dúvidas, sugestões e possíveis correções encaminhe um e-mail para nossa equipe: contato@thauro.com.br, que teremos o maior prazer em interagir e trocar informações!

Comente via Facebook